5 DICAS DE COMO MANTER A ORGANIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE SEU BLOG E REDES SOCIAIS.
Muitos blogueiros não fazem
cronogramas ou mantem à organização coisa que é um grande erro para quem tem um
blog e a organização é algo que ajuda muito no cotidiano, pois assim você já
sabe o que tem que fazer, quanto tempo tem para fazer. A organização também
pode te ajudar naquele tempo chato de bloqueio criativo, pois você já tem um
cronograma do que fazer e quando vai fazer, assim podendo de dar uma “luz”.
A organização ajuda muito no
quesito vida x blog, imagine que chato ter que abandonar seu blog por conta
daquele evento ou vice-e-versa, tente imaginar também para seu leitor que
poderia receber um lindo post sobre o evento que você não pode ir ou então ele
entra durante o período do evento e não tem nenhuma novidade para ele, bem
triste não é mesmo? Sem contar que você sai perdendo, mas para que isso não
aconteça é necessário dedicação e seguir as dicas que estão neste post.
CRIE CATEGORIAS DENTRO DO SEU NICHO
Um nicho trata de muitas
categorias, por isso é importante estipular quais serão tratados, por exemplo,
resenha de livro, resenha de produto, dica, tutoriais, posts pagos, testes e
etc. As categorias podem ser criadas a partir de uma breve análise dos seus
posts.
TENHA UM CRONOGRAMA
Esse cronograma pode ser montado
da maneira que você se sentir a vontade, ou seja, pode ser diário, semanal,
mensal, anual enfim você quem escolhe, porém é mega importante ter um, assim
você consegue se administrar e tiver consciência de tudo que tem para fazer.
Dentro deste cronograma tente
definir uma sequencia logica para que seus leitores entendam (exemplo: Na
segunda é dia de resenha, na terça é dia de novidades, na quarta é post de
parceiros e etc.) dentro dessa sequencia e utilizando as categorias definidas
organize por post e materiais que você tem ou terá que buscar para tal dia.
As vantagens de montar este cronograma são
preparação do material com calma e como consequência um conteúdo melhor, pois
tem tempo para ser revisto. Você saberá
qual tema terá que ser tratado. Tem tempo para pesquisar, rever e se programar.
As desvantagens é que você terá que altera-lo muitas vezes, por mais que você
crie um podem surgir empecilhos, assim tendo que adiar ou adiantar algumas
coisas e ter comprometimento de levar ele a risca.
QUANTIDADE DE POSTAGENS
Essa parte é muito importante,
defina conforme o seu cotidiano quantos posts por dias e quais dias terão
postagens em seu blog e nas redes sociais. Aqui podemos encaixar mais uma vantagem
de montar seu cronograma, se você criou um cronograma de 7 dias e não conseguiu
cumprir está na hora de alterar alguma coisa e neste caso será a quantidade de
postagem, se você se organizou para fazer uma postagem por dia e a cada uma
hora todos os dias nas redes sociais e não deu para cumprir, diminua para 3
postagens por semana e 3 postagem por dia nas redes sociais, assim ficando mais
acessível para o seu cotidiano.
É importante focar que você tem
uma vida, que você tem que elaborar o conteúdo e os materiais, tem que
pesquisar melhorias para seu blog e descansar, crie uma quantidade que não te
sobrecarregue.
GUARDE SEU TESOURO
É muito importante ter ideias e
postagens guardadas, todo blogueiro passa por uma fase ruim, seja no trabalho,
na família, na escola e algumas vezes acabam afetando na criatividade, o famoso
bloqueio criativo. E como é um ato tão normal é importante estar prevenidos
para que não resulte em desanimo e desistência do seu blog. Então, para isso
aproveite de seus dias mais criativo o máximo, não vai usar aquele tema que
você pensou? Anote tudo em um caderno de ideias. Está inspirado? Escreva e
guarde para mais tarde.
Como ter um blog é trabalhar com
conhecimento e criatividade, um bloco de notas não pode faltar ao seu lado a
todo o momento, mesmo que aquela ideia pareça boba ou você não vai utilizar
naquele momento anote-as sempre e de preferencia no mesmo lugar, para não
deixar que suas ideias desapareçam assim em um momento de bloqueio você corre
para suas anotações e a “luz” pode ser dada para você.
Tem dias que a inspiração parece
estar no ar e você quer escrever sobre tudo, então faça tenha um rascunho de
tudo o que você quis escrever, assim quando tiver um dia que não tiver tão
inspirado você possa ler o que está no rascunho e melhorar para posta-lo.
USE FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO
Não adianta nada se programar
inteiro e não conseguir cumprir não é mesmo? As vezes naquele horário que mais
tem leitores online você não pode estar online, por isso use e abuse das
ferramentas de agendamento, algumas plataformas e redes sociais já tem a
ferramenta inclusa, como o Blogger, Wordpress, Wix, Tumblr, Facebook – Veja neste
tutorial como usar a programação na página do Facebook -, alguns não tem mais
existem aplicativos e sites que fazem o agendamento, então aproveite-os. Assim,
suas publicações vão ao ar quando você planejou.
A organização é a palavra chave
para o sucesso, se não está conseguindo cumprir seu cronograma análise e veja o
que é preciso ser alterado em seu dia a dia ou em seu cronograma. Quando se
está iniciando é mais complicado manter 100% do cronograma, mas tem que estar
cumprindo no mínimo 60% dele e nada do que fazer 30 vezes seguidas, assim
virando habito e você acha meios de ser organizar melhor.
Então você tem alguma dica ou
sugestão para compartilha? Ficou com dúvidas? Comenta aqui. Gostou dessas dicas?
Então siga o blog e receba em primeira mão todas as dicas postadas aqui. Siga
também nas redes sociais
![]() |
![]() ![]() |
![]() |









Nenhum comentário:
Postar um comentário