Um portal aonde blogueiros iniciantes tem a oportunidade de se divulgar e receber as melhores dicas todos os dias.

6 de dez. de 2016

COMO SE ORGANIZAR COM SEU BLOG

5 DICAS DE COMO MANTER A ORGANIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE SEU BLOG E REDES SOCIAIS.

Muitos blogueiros não fazem cronogramas ou mantem à organização coisa que é um grande erro para quem tem um blog e a organização é algo que ajuda muito no cotidiano, pois assim você já sabe o que tem que fazer, quanto tempo tem para fazer. A organização também pode te ajudar naquele tempo chato de bloqueio criativo, pois você já tem um cronograma do que fazer e quando vai fazer, assim podendo de dar uma “luz”.
A organização ajuda muito no quesito vida x blog, imagine que chato ter que abandonar seu blog por conta daquele evento ou vice-e-versa, tente imaginar também para seu leitor que poderia receber um lindo post sobre o evento que você não pode ir ou então ele entra durante o período do evento e não tem nenhuma novidade para ele, bem triste não é mesmo? Sem contar que você sai perdendo, mas para que isso não aconteça é necessário dedicação e seguir as dicas que estão neste post.

CRIE CATEGORIAS DENTRO DO SEU NICHO

Um nicho trata de muitas categorias, por isso é importante estipular quais serão tratados, por exemplo, resenha de livro, resenha de produto, dica, tutoriais, posts pagos, testes e etc. As categorias podem ser criadas a partir de uma breve análise dos seus posts.

TENHA UM CRONOGRAMA

Esse cronograma pode ser montado da maneira que você se sentir a vontade, ou seja, pode ser diário, semanal, mensal, anual enfim você quem escolhe, porém é mega importante ter um, assim você consegue se administrar e tiver consciência de tudo que tem para fazer.
Dentro deste cronograma tente definir uma sequencia logica para que seus leitores entendam (exemplo: Na segunda é dia de resenha, na terça é dia de novidades, na quarta é post de parceiros e etc.) dentro dessa sequencia e utilizando as categorias definidas organize por post e materiais que você tem ou terá que buscar para tal dia.
As vantagens de montar este cronograma são preparação do material com calma e como consequência um conteúdo melhor, pois tem tempo para ser revisto.  Você saberá qual tema terá que ser tratado. Tem tempo para pesquisar, rever e se programar. As desvantagens é que você terá que altera-lo muitas vezes, por mais que você crie um podem surgir empecilhos, assim tendo que adiar ou adiantar algumas coisas e ter comprometimento de levar ele a risca.

QUANTIDADE DE POSTAGENS

Essa parte é muito importante, defina conforme o seu cotidiano quantos posts por dias e quais dias terão postagens em seu blog e nas redes sociais. Aqui podemos encaixar mais uma vantagem de montar seu cronograma, se você criou um cronograma de 7 dias e não conseguiu cumprir está na hora de alterar alguma coisa e neste caso será a quantidade de postagem, se você se organizou para fazer uma postagem por dia e a cada uma hora todos os dias nas redes sociais e não deu para cumprir, diminua para 3 postagens por semana e 3 postagem por dia nas redes sociais, assim ficando mais acessível para o seu cotidiano.
É importante focar que você tem uma vida, que você tem que elaborar o conteúdo e os materiais, tem que pesquisar melhorias para seu blog e descansar, crie uma quantidade que não te sobrecarregue.

GUARDE SEU TESOURO

É muito importante ter ideias e postagens guardadas, todo blogueiro passa por uma fase ruim, seja no trabalho, na família, na escola e algumas vezes acabam afetando na criatividade, o famoso bloqueio criativo. E como é um ato tão normal é importante estar prevenidos para que não resulte em desanimo e desistência do seu blog. Então, para isso aproveite de seus dias mais criativo o máximo, não vai usar aquele tema que você pensou? Anote tudo em um caderno de ideias. Está inspirado? Escreva e guarde para mais tarde.
Como ter um blog é trabalhar com conhecimento e criatividade, um bloco de notas não pode faltar ao seu lado a todo o momento, mesmo que aquela ideia pareça boba ou você não vai utilizar naquele momento anote-as sempre e de preferencia no mesmo lugar, para não deixar que suas ideias desapareçam assim em um momento de bloqueio você corre para suas anotações e a “luz” pode ser dada para você.
Tem dias que a inspiração parece estar no ar e você quer escrever sobre tudo, então faça tenha um rascunho de tudo o que você quis escrever, assim quando tiver um dia que não tiver tão inspirado você possa ler o que está no rascunho e melhorar para posta-lo.

USE FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO

Não adianta nada se programar inteiro e não conseguir cumprir não é mesmo? As vezes naquele horário que mais tem leitores online você não pode estar online, por isso use e abuse das ferramentas de agendamento, algumas plataformas e redes sociais já tem a ferramenta inclusa, como o Blogger, Wordpress, Wix, Tumblr, Facebook – Veja neste tutorial como usar a programação na página do Facebook -, alguns não tem mais existem aplicativos e sites que fazem o agendamento, então aproveite-os. Assim, suas publicações vão ao ar quando você planejou.
A organização é a palavra chave para o sucesso, se não está conseguindo cumprir seu cronograma análise e veja o que é preciso ser alterado em seu dia a dia ou em seu cronograma. Quando se está iniciando é mais complicado manter 100% do cronograma, mas tem que estar cumprindo no mínimo 60% dele e nada do que fazer 30 vezes seguidas, assim virando habito e você acha meios de ser organizar melhor.



Então você tem alguma dica ou sugestão para compartilha? Ficou com dúvidas? Comenta aqui. Gostou dessas dicas? Então siga o blog e receba em primeira mão todas as dicas postadas aqui. Siga também nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Venha formar uma parceria com o Portal Blogsfera

Publicidade

O que você procura?

Siga no instagram

Siga nosso Canal

Seguidores

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Linguagem